terça-feira, 6 de janeiro de 2009

OS REIS MAGOS E A ESTRELA DE BELEM...

A Estrela de Belém, que, segundo o Novo Testamento guiou os três Reis Magos até ao estábulo onde terá nascido Jesus, na cidade de Belém, vem, durante muitos séculos, intrigando os estudiosos destes fenómenos. E que outro fenómeno semelhante ao descrito por São Mateus poderia ter aparecido no Oriente, deslocando-se diante dos sábios Magos, até se deter sobre o local onde iriam encontrar o Salvador recém nascido?
Há quem teorize que o cometa Halley terá sido visível na Judeia por alturas do nascimento de Cristo e que isso terá sido interpretado pelos Magos como um feliz augúrio desse acontecimento tão importante para a História da Salvação, conforme tinha sido anunciado pelos vários Profetas, através dos tempos.
No entanto, há bastantes contestações a tal ideia, muito por causa de algumas objeções surgidas, que se mostraram bastante difíceis de vencer. Sabe-se agora que o cometa Halley apareceu sobre o Médio Oriente, aí por volta dos anos 11 a.C. e brilhava com toda a intensidade dos seus 31 graus e 30 de latitude do norte celeste. Curiosamente - ou talvez não - esta é a latitude exacta de Belém de Judá... e a Estrela brilhou sobre a pequena cidade bíblica e foi visível aos olhos de todos.
Porque motivo então, ainda segundo aquilo que nos foi legado nos escritos do Evangelista São Mateus, terá o rei Herodes, o tetrarca da Galileia, perguntado aos Magos onde teria nascido a criança anunciada pelos Profetas? Quando vieram do Oriente, seguindo e observando a Estrela, segundo relata São Mateus, os Magos ter-se-ão apresentado perante Herodes e este pediu-lhes então que lhe encontrassem o Menino, porque também o pqueria ir adorar. Os Magos, depois que ouviram o rei, partiram, e a Estrela, que seguiam desde o Oriente, voltou a brilhar para eles e seguiu na sua frente até chegarem a Belém. Aí chegada, deteve-se sobre o local onde se encontrava o Menino Deus e inundou o local com a sua luz.
Segundo dizem muitos historiadores, não existirá qualquer documento que possa comprovar o aparecimento, no decurso desse ano considerado "do Nascimento de Jesus", de algum cometa que haja visitado a Terra.
Há também uma outra teoria sobre a Estrela de Belém, que a indentifica como sendo uma possível... super-nova, cujo brilho, extraordináriamente intenso, lhe permitiria permanecer visível durante muitos meses, mesmo com a luz do dia. No entanto... não há qualquer prova de que este fenómeno possa ter ocorrido quando do nascimento de Cristo. Com toda a certeza que, no caso de um fenómeno celeste tão espetacular pudesse ter ocorrido, o mesmo teria sido abservado por outros cronistas e figuras contemporâneas, entre os quais o próprio Herodes, que tinha ao seu serviço inúmeros astrólogos e adivinhos, tal como acontecia com os Romanos, não podendo ainda ser esquecidos os Chineses... e todos teriam dado conta ao mundo de tal episódio astral.
Mas... o que é preciso e ter-se
UM BOM DIA DE REIS!

NO MUNDO ASSIM...

NO MUNDO  ASSIM...
era bom viver nesta terra... bonita!