sábado, 30 de outubro de 2010

NESTE ANO DE CRISE...

É o que se pode desejar aos Amigos!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dia das Bruxas . Halloween

O uso de símbolos como as bruxas, os gatos ou os fantasmas nas festas do Halloween são uma consequência das crenças dos Druídas, que acreditavam serem os gatos animais sagrados que haviam sido pessoas castigadas pelas suas más acções.
Para se livrarem das possessões demoníacas, tinham essas pessoas de dar de comer ou oferecer alguma coisa aos demónios, além de lhes darem hospedagem durante essa noite.
Se os espíritos malignos ficassem satisfeitos com o que lhes era dado, deixavam a casa em paz, mas no caso contrário, faziam um "trick" ou maldade, ou rogavam uma maldição de destruição sobre as pessoas que ali residissem.
Esta festa do Halloween acabou por ser adoptada pela Igreja, que a cristianizou. Desde Constantino - que tornou o cristianismo uma religião do estado - que os imperadores de Roma perceberam a necessidade de se manter o Império unificado e o Povo a professar uma religião única, implementando então uma lei que tornava obrigatório aceitar-se o cristianismo. Foi assim que um grande número de ateus se uniu à Igreja, trazendo a prática e as celebrações pagãs, como o Halloween, que tiveram de ser cristianizadas. Para a Igreja Católica, a única maneira de preservar os pagãos nas missas era permitindo-lhes a prática de algumas tradições e costumes. Foi assim que aos pagãos recém-convertidos foi autorizado que guardassem algumas festividades, tais como o Halloween ou o Dia de Fiéis Defuntos.
Os pagãos recém-convertidos iriam assim utilizar o Halloween para comemorarem a morte dos "santos". No ano de 800 d.C. a Igreja Católica estabeleceu que o Dia de Fiéis Defuntos passaria para o 1º. dia de Novembro, para que o Povo pudesse continuar as celebrações antigas, mas, no entanto, as missas que se rezavam nesse dia eram chamadas "alhallowmas" e a noite anterior ficou então conhecida como "allhallow even" ou "halloween", que queria significar "santificado ou noite santa".
Na simbologia do Halloween encontramos a aparentemente inofensiva abóbora iluminada, pois esta representa... uma alma maldita e condenada. É conhecida por "Jack Lanterna" por causa de um homem de nome Jack que não podia entrar no céu nem no inferno. Como resultado, foi condenado a vaguear pelas trevas, com a sua lanterna, até ao dia do Juízo Final.
Por medo de Jack e dos fantasmas, as pessoas começaram a iluminar os caminhos colocando velas acesas dentro das abóboras, para espantar os maus espíritos.

NO MUNDO ASSIM...

NO MUNDO  ASSIM...
era bom viver nesta terra... bonita!