quinta-feira, 26 de setembro de 2013

LEIRIA NA PALETA DO ARTISTA

ARNALDO BARATEIRO É UM ARTISTA PLÁSTICO DE MÃO CHEIA! 
NA SUA PALETA MÁGICA, O PINCEL VAI  RECOLHENDO AS CORES COM QUE  VAI PINTANDO O RETRATO DE UMA CIDADE QUE AMA,  E AS 'CORES DE LEIRIA'  TÊM DIVULGADO UMA INVULGAR CAPACIDADE PARA REPRODUZIR NA TELA  PARTE IMPORTANTE  DE UMA CIDADE QUE  SE FOI DEGRADANDO, AO LONGO DOS ANOS... CHEGANDO  ALGUM ACERVO HISTÓRICO A SER  SACRIFICADO AO PESO DO  CAMARTELO,  QUANDO ALGUMAS PERSONALIDADES TEIMAM EM NÃO SENTIR A CIDADE.
O QUE ME FOI DADO VÊR NA MOSTRA QUE O ARTISTA PATENTEOU ÀS PESSOAS INTERESSADAS EM RECORDAR A LEIRIA DE OUTROS TEMPOS, E NÃO SÓ, FOI IMPULSIONADOR QUE ME LEVOU  A PEDIR PERSEVERANÇA AO NOSSO PINTOR DO REALISMO DE UMA CIDADE QUE TEM NELE, ALFREDO BARATEIRO,  ALGUÉM CAPAZ DE DAR AOS VINDOUROS A IMAGEM DE UMA CIDADE QUE TEIMA EM SE MOSTRAR VIVA E ATRAENTE, COM 'POLIS' OU SEM 'POLIS', PORQUE OS LEIRIENSES TAMBÉM MERECEM  AS COISAS BOAS DA VIDA.
 
ESTAS DUAS TELAS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA A MEMÓRIA QUE EU E O PINTOR TEMOS DA CIDADE ONDE NOS FIZEMOS 'GENTE CRESCIDA'.
UMA E OUTRA REPRESENTAM AS RUAS DA NOSSA MENINICE...  QUE  SÓ O ARTISTA CONSEGUIU TER A SENSIBILIDADE SUFICIENTE PARA AS REPRODUZIR PARA A POSTERIORIDADE.
NA EXPOSIÇÃO REALIZADA NO CINE TEATRO JOSÉ LÚCIO DA SILVA, ARNALDO BARATEIRO MOSTROU TODA A MAGNIFICÊNCIA DO SEU TRABALHO, ESPERANDO-SE QUE OS LEIRIENSES TENHAM SABIDO CONTEMPLAR A EXTRAORDINÁRIA OBRA PICTÓRICA APRESENTADA DURANTE A ÚLTIMA QUINZENA DESTE MÊS, POIS  APRESENTA ÓLEOS QUE  DEFINEM  ESTE ARTISTA TÃO COMPLETO QUE HONRA A CIDADE DE LEIRIA E A PINTURA EM GERAL!
PARABÉNS, ARNALDO, E OBRIGADO!

NO MUNDO ASSIM...

NO MUNDO  ASSIM...
era bom viver nesta terra... bonita!